Total de visualizações de página

sábado, 2 de abril de 2011

Acidente na Usina Nuclear de Chernobyl.

O acidente nuclear na usina de Chernobyl é considerado o maior acidente nuclear da historia chegando em escala 7.
 Chernobyl fica localizado na Ucrânia próximo  a cidade de Pripyat, Mais hoje não passa de uma Cidade Fantasma.
 O acidente ocorreu no dia 26 de Abril de 1986 exatamente as 1:23:57 da madrugada de Sábado, Tudo estava perfeito até que os engenheiros deram inicio a um teste no reator  n°4. O teste era para um novo sistema de controle que iria economizar mais energia, mais após o desligamento dos sistemas de segurança do Reator N°4 falhas humanas e mecânicas causaram o maior acidente nuclear da Historia.
  após explosão a grande fumaça que saia da usina nuclear de Chernobyl  a centenas de metros acima contaminaram as nuvens, animais, pessoas, meio ambiente e tudo que estava ao seu caminho.
A grande fumaça estava contaminada por Urânio e Grafite.
Apenas 5 pessoas sobreviveram ao acidente, essas 5 pessoas eram funcionário da usina nuclear de Chernobyl.
 O Pior problema ainda não foi após a explosão mais sim 30 Horas depois, pois foi quando as pessoas que moravam ao redor da usina foram avisadas do acidente e do risco que ele trazia, mais ainda não era muito tarde, pois o Governo tinha mantido tudo em segredo da população, mas não tinha como esconder isto da população, até então porque muitos já haviam sidos contaminados por Urânio e Grafite.
 O acidente de Chernobyl teve 400 vezes mais radiação do que a bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki no Japão.
 Enquanto o Governo dava pílulas de Iodo para a população para abaixar o nível de câncer de Tireóide, principalmente para as crianças, Técnicos e Engenheiros trabalhavam com muita rapidez, Cuidado, e uma alta precisão para a construção de uma espécie de caixão que iria isolar o Reator N°4.
 A construção foi dada por começada, as condições não era as melhores mais nada estava dando errado, pois um erro de calculo poderia colocar toda a Europa em evacuação.
 Os Técnicos encontraram restos de Grafite no telhado da usina, e isso era um grande problema para quem estava no local e para piorar a contaminação.
 Primeiramente foi levado para o telhado maquinas computadorizadas, movidas por um controle remoto e com câmeras, mais logo começaram a apresentar defeitos  pois o nível de radioatividade era muito alto e estava interferindo nos sistemas Eletrônicos. a solução então era mandar homens para fazer o serviço assim descartando as maquinas e as sendo substituídas por BiosRobos(Homens equipados com roupas de chumbo, para conter a radiação). Mais o problema ainda continuava, pois mesmo com as roupas de chumbo eles ainda estavam sendo contaminado pela radioatividade, mais a principio eles levavam pequenas doses que não prejudicavam a saúde, mais isso se cada um deles ficassem no mínimo 45 Segundos no telhado.
 Cada Homem subiam lá pra cima 4 ou 5 vezes, eles pegavam os destroços contaminados e jogavam para baixo, onde as maquinas faziam valas e enterrava o lixo Radioativo, Assim deram continuação a construção do Caixão sem mais nenhum problema.
 Mais de 4 Mil pessoas morreram por causa do acidente e mais de 200 mil pessoas foram evacuadas das zonas de perigo.
 Durante o resfriamento bombeiros jogavam muita água no reator para esfria-lo e isso foi uma grande preocupação horas depois, pois havia um pequeno acumulo de água abaixo do reator que ainda estava ativo e quente , pois acima deste acumulo havia Magma. se houvesse uma rachadura e essa Magma entrasse em contato com a água a explosão seria bem pior que a primeira.
 Mais antes de construírem o caixão de chumbo, pilotos jogavam areia no reator, ainda queimando urânio para conter a Radioatividade, mais não adiantava,  a solução foi jogar chumbo ao invés de areia. feito isso o reator estava sobre controle e deram inicio ao caixão...
 Dias depois tudo estava sobre controle e isolado.
 Então Chernobyl foi Isolada e as áreas ao redor da usina também.
 Hoje Chernobyl é um cidade fantasma, e até o ano 10.000 a radioatividade não está nem na metade de sua meia vida.

     Acima Usina de Chernobyl  depois do acidente.
    Entrada para a Usina de chernobyl (portão).
   Usina de Chernobyl.
Abaixo vídeo de Chernobyl Contando um pouco da historia e com algumas imagens.

2 comentários: