Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Vídeo DESASTRE EM CHERNOBYL.

 Antes de mais nada quero deixar claro que as imagens a seguir são da própria Pripyat e CHERNOBYL.
 Uma das historias mais legais da Radioatividade é o Desastre de Chernobyl, Pois a partir dela você tem uma noção completa do poder da radiação. eu recomendo que assista todos os vídeos deste bloco e deixem seus comentários. 


PART 1:


PART 2:
PART 3:

PART 4:
PART 5:
PART 6:
PART 7:
PART 8:
FINAL:

Elementos Radioativos da Tabela Periódica!



(Cs) O césio (do latim "caesium" , que significa "céu azul") é um elemento químico de símbolo Cs , de número atómico 55 (55 prótons e 55 elétrons) com massa atômica 132,9 u. Seus isótopos mais relevantes são o Cs-133 usado para definir o segundo e o radioisótopo Cs-137 para a cura do cancro.
O césio é um metal alcalino localizado no grupo 1 ( IA ) da classificação periódica dos elementos. É dúctil, muito reactivo, encontrado no estado líquido na temperatura ambiente (líquido acima de 28,5 °C).
Foi descoberto em 1860 por Robert Wilhelm Bunsen e Gustav Kirchhoff, por análise espectral.



(Co) O cobalto (do alemão Kobold, duende, demônio das minas) é um elemento químico, símbolo Co, número atômico 27 (27 prótons e 27 elétrons) e massa atómica 59 uma, encontrado em temperatura ambiente no estado sólido.
É um metal de transição situado no grupo 9 (VIIIB) da Classificação Periódica dos Elementos. É utilizado para a produção de superligas usadas em turbinas de gás de aviões, ligas resistentes a corrosão, aços rápidos, carbetos e ferramentas de diamante. O Co-60, radioisótopo é usado como fonte de radiação gama em radioterapia e esterilização de alimentos.

(I) O iodo (do grego iodés, cor violeta) é um elemento químico de símbolo I , de número atómico 53 (53 prótons e 53 elétrons) e de massa atómica 126,9 u. À temperatura ambiente, o iodo encontra-se no estado sólido.
É um não metal, do grupo dos halogênios (17 ou VIIA) da classificação periódica dos elementos. É o menos reativo e o menos eletronegativo de todos os elementos do seu grupo.
É um oligoelemento, empregado principalmente na medicina, fotografia e como corante. Foi descoberto na França pelo químico Bernard Courtois em 1811 a partir de algas marinhas.


(Rn) O radão/radónio/rádon (português europeu) ou radônio (português) (do latim radonium - derivado do rádio) é um elemento químico com o símbolo Rn.
Foi descoberto por Owens e Ernest Rutherford em 1899.
O 222Rn é produto do decaimento radioativo do 238U (Urânio). Por ser um gás nobre, difunde-se em ambientes de convívio humano através de materiais de construção, solos, água podendo continuar seu processo de fissão emitindo partículas alfa, beta e gama, submetendo estes ambientes à existência de uma radioatividade. atividade devido ao radônio equivale a 54% das radiações que estamos sujeitos.


(U) O urânio (homenagem ao planeta Urano), é um elemento químico de símbolo U e de massa atômica igual a 238 u, apresenta número atômico 92 (92 prótons e 92 elétrons), é um elemento natural e comum, muito mais abundante que a prata, abundância comparável a do molibdenio e arsênio, porem quatro vezes menos abundante que o tório.
À temperatura ambiente, o urânio encontra-se no estado sólido. É um elemento metálico radioativo pertencente à família dos actinídeos.
Foi descoberto em 1789 pelo alemão Martin Klaproth na Alemanha. Foi o primeiro elemento onde se descobriu a propriedade da radioatividade, seus isotopos mais comuns tem uma meia vida longa(4,5 bilhões de anos para o urânio-238 e 700 milhões de anos para o urânio-235).
O Urânio é utilizado em indústria bélica (bombas atômicas e no secundário para bombas de hidrogênio), e como combustível em usinas nucleares para geração de energia elétrica.
A Agência Internacional de Energia atômica, estimou as reservas mundiais de urânio em 5,4 milhões de toneladas em todo mundo em 2009, sendo que 31% esta na Austrália, 12% no Cazaquistão, 9% no Canadá e 9% na Rússia, a produção mundial subiu cerca de 50 000 toneladas em 2009 comparando com 2008, sendo os maiores produtores em 2009 o Cazaquistão (28%), o Canadá (20%), a Austrália (16%), a Namíbia (9%), a Rússia (7%), o Níger (6%) e Uzbequistão (5%).
A nova mina de mineração Tumalapalli revelada à imprensa em Agosto de 2011, está localizada no Estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, e pode se tornar a maior reserva de Urânio do mundo. Segundo o Departamento de Energia Atômica da Índia, é confirmado que a mina contém 49 mil toneladas de minério, no entanto há indicações de que esta quantidade total seja três vezes maior que isso, o que alcançaria uma capacidade total de produção de 150 mil toneladas e passaria então a ser a maior do mundo, ainda que tratando-se de urânio de baixo grau.


(Pu) O plutônio (português brasileiro) ou plutónio (português europeu) (homenagem ao corpo celeste Plutão) é um elemento químico de símbolo Pu e de número atómico igual a 94 (94 prótons e 94 elétrons). À temperatura ambiente, o plutónio encontra-se no estado sólido.


Obs: Dados Retirados do http://pt.wikipedia.org. Dados Reais!