Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Acidentes Nucleares no Japão.

 Janeiro-Março de 1981: Ouve quatro vazamentos radioativos na usina nuclear de Tsuruga, uma cidade na província de Fukui, a 300 quilômetros de Tóquio, deixaram  aproximadamente 278 pessoas contaminadas por radiação e a área foi isolada.

 11 Março de 1997: O acidente ocorreu na usina experimental de tokai (nordeste de Tóquio), a usina foi paralisada depois de uma explosão que contaminou 37 pessoas. 

 Setembro de 1999, usina de tokai: A mesma usina voltou a ser palco de um novo acidente nuclear em 30 de setembro de 1999, devido a erro humano, provocando a morte de dois técnicos. Mais de 600 pessoas, funcionários e habitantes dos arredores, foram expostos à radiação e cerca de 320 mil pessoas foram evacuadas. Os dois técnicos haviam provocado uma reação nuclear descontrolada, Ao utilizar uma quantidade de urânio muito superior à prevista durante o processo de fabricação.

 9 de agosto de 2004: Na usina nuclear de Mihama, a 320 quilômetros a oeste de Tóquio, um vapor não radioativo vazou por um encanamento que se rompeu em seguida, ao que parece, por uma grande corrosão, provocando a morte de cinco funcionários por queimaduras.  

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Acidente Nuclear Em Goiânia(acidente com o Césio-137).

Como todo descuido de matériais radioativos no mundo sempre tem um acidente, o Brasil é claro não poderia ficar de fora dessa, pois foi em Goiânia - Go/Br que aconteceu o maior acidente Radio Urbano do mundo.
O Acidente com o Césio-137 teve inicio dia 3 de setembro de 1987 em Goiânia, quando Catadores de ferro velho entraram em um hospital abandonado e encontraram um aparelho de Radioterapia e  levaram para sua residência para o reaproveitamento do chumbo.
  Mais os catadores não sabia do que se tratava o equipamento, e por conta disso mais de 300 pessoas foram contaminadas com o Césio-137.
 Este equipamento contia cloreto de césio, um tipo de  um sal, originado do radioisótopo 137 do elemento césio.
 A cápsula que contia o césio pertencia a um equipamento de radioterapêutico esse equipamento era protegido por aço e chumbo, para não perimir a passagem de radiação.
 O material contido na cápsula tinha  0,093 kg de césio-137 o equipamento era de um modelo Cesapam F-3000 e foi projetado nos anos de 1950.
 Os catadores de ferro velho, venderam o material para o ferro velho de Devair, e lá a cápsula foi aberta para o reaproveitamento de chumbo, Devair expos ao ambiente 19,26 g de cloreto de césio-137, contaminado tudo ao seu alcance, após o equipamento ser aberto devair encontrou um tipo de sal, muito parecido com o sal de cozinha. Este sal emitia uma luz azul, que brilhava no escuro. Até uma frase que Devair dizia antes de falecer que era "Me apaixonei pelo brilho da morte".
 Logo após a descoberta do pó que brilhava ele foi mostrar para sua mulher Maria Gabriela, Familiares, amigos e até mesmo deixou sua filha Leide das Neves brincar com o equipamento.
 Este sal ele absorve a umidade do ar, assim ele adere em roupas, alimentos, pele...contaminando mais ainda.
 Devair passou pelo tratamento de descontaminação no Hospital Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, e faleceu sete anos depois de ter se envolvido com o césio.
 As pessoas contaminadas desenvolveram-se sintomas como náuseas, vômitos, tontura....e logo foram procurar as farmácias, achando que era uma pequena epidemia, mais infelizmente não era!
 A esposa de devair vendo as pessoas naquele estado, pegou uma parte do pó azulado e levou até a vigilância sanitária, chegando lá o pó ainda se encontrou quase dois dias em uma cadeira, a espera de ser diagnosticado.
 Maria Gabriela disse aos médicos que esses sintomas só começaram a aparecer nas pessoas depois que seu marido Devair Ferreira, saiu mostrando para a população aquele equipamento que brilhava no escuro.
 Foi no dia 29 de setembro de 1987 que foi dado um alerta e uma resposta para os fatos que vinham acontecido,  A população tinha sido e ainda estava sendo contaminada com Césio-137, ninguem sabia o que era só sabiam que matava.
 Maria Gabriela foi uma das primeiras vitimas, ela se tratou no  no hospital Marcílio Dias no Rio de Janeiro e faleceu no dia 23 de outubro de 1987, com alteração genética, provocada pelo Césio.
 Mais sua filha Leide das Neves Ferreira, também avia sido contaminada, ela foi a mais contaminada de todos, ela ingeriu o pó enquanto brincava com o equipamento, Leide das Neves tinha apenas 6 anos de idade ela faleceu 3 de outubro de 1987, duas horas depois da tia.
  Mais como se não bastasse, a garota ter sido uma vitima totalmente inocente, a população via ela como uma vila da historia, foi uma briga na justiça para que ela fosse enterrada em um cemitério, pois a população queria que ela fosse cremada, pois eles acreditavam que ela poderia contaminar o solo do cemitério.
 Mais como  a população não sabia o que estava falando nem fazendo, não sabia que o caixão dela era feito de chumbo para conter a radiação e pesava mais de 500 Quilos, mais não era só isto seu tumulo foi completamente reforçado de concreto, o caixão foi erguido por um guindaste.
 A População fizeram manifestações no velório de Neide das Neves, algumas pessoas apoiaram a família, e queriam que a garota fosse enterrada, outros atiraram pedra no caixão dela.
  O governo não foi só covarde de deixar o equipamento em um hospital abandonado como ainda deixava a população contaminada com falta de remédio.
 A  População em geral que estava contaminada  reclamava por não estarem recebendo os remédios que o governo obrigatoriamente deveria distribuir.
 Algumas pessoas contaminas ainda vivem em Goiânia entre as ruas 57, Avenida Paranaíba, Rua 74, Rua 80, Rua 70 e Avenida Goiás.
 Foram coletados mais de 10 toneladas de lixo atômicos, e foram lacrados em 14 conteiners, que dentro deles estão caixas e latões que permanecerão lacrados por mais de 180 anos.
 Os contêiner foram enterrados em uma vala de mais de 30 metros de profundidade e com paredes de concreto e chumbo no Parque Estadual Telma Ortegal, e logo acima do solo foi construído uma montanha.
 a População que morava perto do ferro velho de Devair sofreu muito, pois os imóveis perderam seus valores drasticamente e queria ir embora daquele local, essas pessoas eram vitimas de preconceito, pois algumas pessoas as evitavam pelo fato de acharem que elas podia transmitir radiação, elas tinha dificuldade em procurar serviço, estudar, e viajar.
 Mais ainda existe pessoas contaminadas e locais contaminados.


 Caixão de Leide das Neves Ferreira.
 Devair Ferreira, dono do ferro velho.
 Parque Estadual Telma Ortegal.
Tumulo de Leide das Neves Ferreira.

  Leide das Neves Ferreira
 Terreno onde ficava o ferro velho de Devair.
Equipe da vigilância Sanitária coletando os matérias radioativos.

  Está Foi e é a triste e trágica historia de nossa querida Goiania-Go/Br.

sábado, 2 de abril de 2011

Acidente na Usina Nuclear de Chernobyl.

O acidente nuclear na usina de Chernobyl é considerado o maior acidente nuclear da historia chegando em escala 7.
 Chernobyl fica localizado na Ucrânia próximo  a cidade de Pripyat, Mais hoje não passa de uma Cidade Fantasma.
 O acidente ocorreu no dia 26 de Abril de 1986 exatamente as 1:23:57 da madrugada de Sábado, Tudo estava perfeito até que os engenheiros deram inicio a um teste no reator  n°4. O teste era para um novo sistema de controle que iria economizar mais energia, mais após o desligamento dos sistemas de segurança do Reator N°4 falhas humanas e mecânicas causaram o maior acidente nuclear da Historia.
  após explosão a grande fumaça que saia da usina nuclear de Chernobyl  a centenas de metros acima contaminaram as nuvens, animais, pessoas, meio ambiente e tudo que estava ao seu caminho.
A grande fumaça estava contaminada por Urânio e Grafite.
Apenas 5 pessoas sobreviveram ao acidente, essas 5 pessoas eram funcionário da usina nuclear de Chernobyl.
 O Pior problema ainda não foi após a explosão mais sim 30 Horas depois, pois foi quando as pessoas que moravam ao redor da usina foram avisadas do acidente e do risco que ele trazia, mais ainda não era muito tarde, pois o Governo tinha mantido tudo em segredo da população, mas não tinha como esconder isto da população, até então porque muitos já haviam sidos contaminados por Urânio e Grafite.
 O acidente de Chernobyl teve 400 vezes mais radiação do que a bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki no Japão.
 Enquanto o Governo dava pílulas de Iodo para a população para abaixar o nível de câncer de Tireóide, principalmente para as crianças, Técnicos e Engenheiros trabalhavam com muita rapidez, Cuidado, e uma alta precisão para a construção de uma espécie de caixão que iria isolar o Reator N°4.
 A construção foi dada por começada, as condições não era as melhores mais nada estava dando errado, pois um erro de calculo poderia colocar toda a Europa em evacuação.
 Os Técnicos encontraram restos de Grafite no telhado da usina, e isso era um grande problema para quem estava no local e para piorar a contaminação.
 Primeiramente foi levado para o telhado maquinas computadorizadas, movidas por um controle remoto e com câmeras, mais logo começaram a apresentar defeitos  pois o nível de radioatividade era muito alto e estava interferindo nos sistemas Eletrônicos. a solução então era mandar homens para fazer o serviço assim descartando as maquinas e as sendo substituídas por BiosRobos(Homens equipados com roupas de chumbo, para conter a radiação). Mais o problema ainda continuava, pois mesmo com as roupas de chumbo eles ainda estavam sendo contaminado pela radioatividade, mais a principio eles levavam pequenas doses que não prejudicavam a saúde, mais isso se cada um deles ficassem no mínimo 45 Segundos no telhado.
 Cada Homem subiam lá pra cima 4 ou 5 vezes, eles pegavam os destroços contaminados e jogavam para baixo, onde as maquinas faziam valas e enterrava o lixo Radioativo, Assim deram continuação a construção do Caixão sem mais nenhum problema.
 Mais de 4 Mil pessoas morreram por causa do acidente e mais de 200 mil pessoas foram evacuadas das zonas de perigo.
 Durante o resfriamento bombeiros jogavam muita água no reator para esfria-lo e isso foi uma grande preocupação horas depois, pois havia um pequeno acumulo de água abaixo do reator que ainda estava ativo e quente , pois acima deste acumulo havia Magma. se houvesse uma rachadura e essa Magma entrasse em contato com a água a explosão seria bem pior que a primeira.
 Mais antes de construírem o caixão de chumbo, pilotos jogavam areia no reator, ainda queimando urânio para conter a Radioatividade, mais não adiantava,  a solução foi jogar chumbo ao invés de areia. feito isso o reator estava sobre controle e deram inicio ao caixão...
 Dias depois tudo estava sobre controle e isolado.
 Então Chernobyl foi Isolada e as áreas ao redor da usina também.
 Hoje Chernobyl é um cidade fantasma, e até o ano 10.000 a radioatividade não está nem na metade de sua meia vida.

     Acima Usina de Chernobyl  depois do acidente.
    Entrada para a Usina de chernobyl (portão).
   Usina de Chernobyl.
Abaixo vídeo de Chernobyl Contando um pouco da historia e com algumas imagens.

BEM VINDO - WELCOME

Olá caros Internautas bem vindo ao Blog de Gunnar Correa.
 Este Blog foi aberto com o propósito de divulgar, comentar fatos que envolva Radioatividade.
 Aqui Reportaremos tudo sobre Radioatividade, Acidentes Nucleares, Elementos radioativos e muito mais.
 Em caso de duvidas deixe um comentário ou envie-nos um E-mail para: satellasoft@hotmail.com
 Desde já Muito Obrigado.